Com forte embasamento nos principais problemas do nordeste, a Enactus IFCE – Iguatu elaborou projetos incríveis e conquistou o título de campeã nacional pela Enactus Brasil. Agora, a missão desses cearenses arretados é representar nosso país no maior evento de empreendedorismo social do mundo, a Enactus World Cup, em Londres.

Palco de apresentações do ENEB 2017

Conheça um pouco mais da história desses projetos que estão mudando a vida de milhares de pessoas pela região:

Projeto Mudas – Foi criado em parceria com a Nufarm (Empresa do setor agrícola). Seu objetivo é produzir e disponibilizar um sistema de irrigação de baixo custo para o pequeno produtor agrícola, assim como capacitá-los sobre técnicas de produção e manejo do solo, com o intuito de aumentar a produção e gerar renda. Para alcançar esse objetivo, desenvolveram um sistema de irrigação inovador: o PIROTEC. Feito com palito de pirulito, prego e arame, ele é cerca de 95% mais barato que os emissores do mercado e possui a mesma eficiência.
Outro fator importante é a necessidade de um sensor de umidade do solo, que custa por volta de R$ 80,00 no mercado. Este valor é, muitas vezes, de difícil acesso para o pequeno produtor. Assim, foi desenvolvido o IRRIGAS, um sensor semelhante, mas ao preço de R$ 8,00, que possibilitou a potencialização da produção e proporcionou renda para esses beneficiados.

Uma das tecnologias desenvolvidas no Projeto Mudas

Projeto Linhas – Tem como o principal objetivo o empoderamento feminino através da oferta de cursos profissionalizantes de Corte e Costura para diversas mulheres artesãs. Elas também são incentivadas a abrirem uma microempresa, aumentando assim sua renda e dando oportunidades para uma vida melhor.

Projeto Cooperar – Visa a melhoria da qualidade de vida de mais de 20 catadores de resíduos sólidos em Iguatu através do incentivo à sua formação.
Além disso, desenvolvem inúmeras campanhas educativas que informam crianças e jovens sobre a importância da reciclagem, consciência ambiental, convivência com o semiárido e descarte correto de embalagens de agrotóxicos. Essas ações educativas, junto a outro projeto de extensão da IFCE, a “Horta escolar”, conferiu ao time enactus IFCE – Iguatu o terceiro lugar no Prêmio Agrinho 2016, entre 42 cidades participantes.

Assista aqui toda a final, a palestra do Bernardinho e a cerimônia de encerramento do ENEB 2017:

Nós, da Enactus CEFET-RJ, desejamos uma ótima competição a esta equipe incrivelmente competente e uma longa jornada, realizando sempre cada vez mais. Enactus IFCE – Iguatu, vocês são um orgulho para nós e para o Brasil! Arrebentem!