icone

O segundo capítulo do quadro Enactus pelo Mundo é com o time Enactus ISI da Tunísia, e o projeto apresentado é Maamoura Zero Waste.

O objetivo do projeto é tornar El-Maamoura uma cidade autônoma que reutilize seus resíduos através de um ciclo automotivo. A equipe também pretende implantar a cultura de triagem seletiva em casa, incentivar os moradores a utilizar produtos reciclados no mercado e familiarizar-se com as novas técnicas de compostagem e reciclagem.

O Maamoura Zero Waste veio com a idéia de tornar 100% dos resíduos de El-Maamoura recicláveis ​​por meio da criação de uma empresa transportada por 2 beneficiados (um plasturgista e um especialista em compostagem).

iconeA proposta consiste em fazer um ciclo completo de trabalho colaborativo, a partir da triagem de resíduos domésticos, abrangendo escolas e até estabelecimentos públicos, de modo a englobar um caminho que torne possível, para a empresa, a exploração desses resíduos através da reciclagem e compostagem.

Ao término do projeto, os impactos positivos aos beneficiados estarão presentes em novas oportunidades de emprego, fontes de rendimento estável, um ambiente mais limpo e melhoria da qualidade de vida.

No momento, a equipe procura por possíveis parceiros e vem realizando convenções com as partes interessadas em fazer parte do projeto. Além disso, já foi elaborado um plano de ação para cada bairro da cidade e oficinas de conscientização com os trabalhadores e crianças do município com enfoque no destino apropriado dos resíduos.

A Enactus CEFET/RJ agradece imensamente à toda equipe da Enactus ISI pela confiança na proposta de divulgação do incrível trabalho que a Enactus vem realizando ao redor do mundo.