O primeiro capítulo do quadro Enactus pelo Mundo é com o time Enactus ENSEM do Marrocos, e o projeto apresentado é o TireTouch.

O objetivo geral do projeto é melhorar a qualidade de vida de parte da população que vive nos subúrbios de uma das principais cidades do país, Casablanca, através do reaproveitamento de pneus. Esses materiais, geralmente, não possuem um descarte apropriado e acabam sendo queimados, provocando uma série de doenças e problemas respiratórios.

O TireTouch é uma startup que visa a reciclagem desses pneus e a sua transformação em diversos tipos de objetos úteis, como mesas e cadeiras. A proposta da equipe foi fazer objetos personalizados, de acordo com uma pesquisa realizada com os possíveis clientes por meio de entrevistas e questionários. Além disso, o projeto vem contribuindo com o aumento da renda das famílias envolvidas.

Algumas das ações realizadas nesse projeto foram a criação de 4 objetos com boa aceitação do público-alvo, as suas vendas para 4 parceiros e a participação em diferentes programas de incubação no país. O projeto TireTouch ainda participou e obteve sucesso em competições empresariais, como Enactus Idea Challenge e Enactus Action Challenge.

A Enactus CEFET/RJ agradece imensamente à toda equipe da Enactus ENSEM pela confiança na proposta de divulgação do incrível trabalho que a Enactus vem realizando ao redor do mundo.