A Enactus Brasil e Fundação Cargill iniciaram, no mês de outubro, as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Alimentação em Foco 2017. A iniciativa é destinada aos projetos inovadores, da área da alimentação, que são capazes de gerar benefícios para a sociedade do entorno de cada equipe Enactus. O Prêmio visa conceder apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto e mentoria da equipe Enactus Brasil e Fundação Cargill.

icone
As mais de 90 universidades registradas na Enactus Brasil puderam enviar seus projetos voltados para essa temática até o dia 24 de novembro, escrevendo-os em pelo menos uma das quatro categorias: agricultura familiar; combate ao desperdício de alimentos; educação alimentar e empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação. Após avaliação de uma comissão formada pelas duas instituições foram divulgadas, no dia 12 de dezembro, os 15 times selecionados para parceria. Cada um dos Times participantes receberá uma bolsa para o desenvolvimento dos projetos. Dentre esses times agraciados encontra-se o Time Enactus Cefet/RJ, que inscreveu seu projeto Gaia na categoria “empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação”.

O projeto Gaia, vice-campeão do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2016, é um projeto de economia colaborativa que utiliza o Grupo “Comida da Gente” na rede social Facebook para ligar diretamente o pequeno produtor ao consumidor. O produtor anuncia a venda de seus produtos através de listas e os compradores se organizam de forma colaborativa para a distribuição dos produtos. O agricultor se beneficia, pois expande suas vendas para um novo mercado e corta os custos abusivos de um atravessador, enquanto o consumidor consegue comprar um produto de qualidade por um preço acessível. O projeto contribui padronizando as listas que são usadas para as vendas e ajudando mais produtores a terem acesso a essa nova forma de comércio.

Os Times selecionados receberão acompanhamento quinzenal dos coordenadores de programas regionais da Enactus Brasil, que oferecerão o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto, além da bolsa para auxiliar a realização das atividades. Após esse período, serão selecionados cinco projetos, na segunda etapa do Prêmio Alimentação em Foco, que obtiveram os melhores resultados durante o ciclo. Por fim, esses cinco times serão avaliados durante suas apresentações no Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017, e a equipe da Fundação Cargill elegerá os dois vencedores do prêmio, baseados nos critérios social, econômico e ambiental.

O Time Enactus Cefet/RJ, que já conquistou o segundo lugar com o projeto Fragata na 1ª edição do Prêmio Alimentação em Foco, se orgulha em ser novamente selecionado e agradece a todos os envolvidos pela confiança que, certamente, impulsionará os trabalhos futuros da equipe.