icone

A Enactus Brasil foi destaque na edição de novembro do informe global da Organização das Nações Unidas. O Departamento de Comunicações da ONU libera, semanalmente, um informe sobre tudo o que acontece no mundo e que envolve a organização. O documento divulgado no último dia 14 contava com 17 projetos brasileiros que, segundo eles, apresentaram bons trabalhos dentro do país acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A notícia completa pode ser lida na íntegra neste link.

Em setembro de 2015 mais de 150 líderes mundiais estiveram reunidos na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Essa agenda é formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Esses objetivos auxiliam nas decisões que determinarão o curso global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar para todos no mundo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Enactus Cefet/RJ recebeu destaque sobre o quinto objetivo: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O Projeto Fragata foi escolhido como um grande exemplo de empoderamento desse gênero. O projeto atua em uma cooperativa composta por mulheres, mães, filhas e esposas de pescadores que moram no distrito pesqueiro de Atafona, no município de São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro.

whatsapp-image-2016-12-06-at-22-21-56

O projeto foi criado com o objetivo de tornar a Cooperativa Arte Peixe uma referência em beneficiamento do pescado no estado, através de um empreendimento auto sustentável e que gere renda para as moradoras da região. Além da independência financeira de suas integrantes, o projeto busca fornecer apoio psicológico às colaboradoras que sofrem ou já sofreram com problemas sociais graves como no caso da depressão.

Em pouco mais de 12 meses, o Projeto Fragata já proporcionou a essas mulheres diversas melhorias como, por exemplo, a renovação de algumas peças do maquinário de produção e a criação de uma nova identidade visual para a cooperativa. Além disso, pôde-se constatar o aumento da renda dessas mulheres e a triplicação do número de vendas de seus produtos após a implementação do projeto.

Mediante a essas e outras melhorias que o Projeto Fragata conquistou para as beneficiadas da Cooperativa Arte Peixe, torna-se extremamente justa e merecida sua menção como destaque no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que visa ao empoderamento feminino. O time Enactus Cefet/RJ se sente orgulhoso por esse feito e agradece a todos os envolvidos por essa escolha que, com toda certeza, servirá também como motivação para os trabalhos futuros da equipe.